Seja Sustentável no CT

Mais um período começou e a Âmbar vem falar um pouco sobre projetos muito interessantes existentes no Centro de Tecnologia da UFRJ.

 

Grupo MUDA UFRJ

O MUDA é um projeto de extensão com objetivo de testar e disseminar soluções harmônicas para a vida urbana e rural a partir de conceitos de agroecologia, permacultura e tecnologias sociais. O LaVAPer (Laboratório Vivo de Agroecologia e Permacultura) é uma área experimental, onde existem leiras de compostagem, além de dois banheiros secos, minhocário, espiral de ervas, hortas, estruturas de bambu, telhado verde, áreas de convivência, sala de reunião e trilha ecopedagógica. Para participar, o MUDA realiza processo seletivo para quem deseja se integrar ao projeto, mas também é aberto para aqueles que desejam conhecê-lo através dos mutirões no LaVAPer.

 Local: LaVAPer, localizado no estacionamento do bloco A.

 Conheça mais no site do Muda.

 

Feira Agroecológica da UFRJ

Como já falamos em outro post, essa é uma feira de produtos orgânicos organizada pelo Projeto CASA (Comunidade Acadêmica que dá Suporte à Agricultura). O projeto de extensão da UFRJ visa, através da feira, promover uma alimentação saudável e consciente, além de estreitar os laços entre o campo e a cidade, não apenas através de uma relação comercial, mas pela troca de experiências e saberes.

 Data: Todas as quintas-feiras.

 Local: Entrada principal do CT (bloco A).

 Conheça mais nas páginas do Projeto CASA e da Feira Agroecológica da UFRJ.

 

Recicla CT

O programa Recicla CT, além de contar com a coleta seletiva de resíduos produzidos no Centro de Tecnologia, possui pontos de coleta de baterias, resíduos eletroeletrônicos e óleo usados. Baterias e eletroeletrônicos são resíduos perigosos e óleo usado pode provocar diversos problemas ambientais, já que um litro de óleo pode poluir milhares de litros de água. Ambos devem ser destinado adequadamente e o Recicla CT fornece uma opção para isso.

 Locais:

  • Coleta de óleo de cozinha usado: entrada e fundos do bloco A e bloco H do CT;
  • Coleta de pilhas e baterias: bloco F, H e I;
  • Coleta de eletroeletrônicos: blocos A e H;
  • Coleta de resíduos em geral: ao longo do CT.

 Mais informações no site dos Projetos da Decania do CT.

 

Fundo Verde

O Fundo Verde inaugurou em setembro do ano passado o projeto Sistema de Mobilidade Compartilhada – Integra UFRJ, que conta com 8 estações de compartilhamentos e 60 bicicletas para uso exclusivo e gratuito dos alunos e funcionários da UFRJ. Para usar, basta se cadastrar no site, ver a localização das bicicletas nas estações e se dirigir a uma delas para retirar a bike desejada, usando o telefone celular informado no cadastro ou o aplicativo móvel. É um modo sustentável e saudável de se transportrar pela Cidade Universitária.

 Locais:

  • Terminal UFRJ
  • Alojamento Estudantil
  • Restaurante Universitário
  • CT/ CCMN
  • CT2
  • Letras
  • Reitoria
  • COPPEAD

 Para mais informações acesse o site do projeto Integra UFRJ.

 

E aí, já conhecia esses projetos? Não deixe de participar e tornar sua passagem pelo CT mais sustentável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *