Reduza o seu gasto com eletricidade com essas 5 dicas infalíveis

Segundo a Pesquisa sobre Racionamento de Água e Consumo de Energia Elétrica do SEBRAE (2018), a energia elétrica pode representar mais de 20% dos custos de produção de micro e pequenas empresas. E a FIRJAN afirma que nas indústrias esse percentual pode chegar a mais de 40%.

Porém, esse mesmo estudo do SEBRAE, mostra também que 50% dos empreendedores fizeram ações para reduzir o gasto com eletricidade, disponibilizando capital para ser investido em outros setores do seu negócio. Esse artigo contém X dicas para que você também possa reduzir o custo da conta de luz.

  1. Aproveite ao máximo a luz natural 

Para aumentar a iluminação proporcionada pela luz do sol há várias estratégias pertinentes. Uma delas é a instalação de claraboias e domus, aberturas no teto que podem iluminar até oito vezes mais do que uma janela do mesmo tamanho. 

 A escolha da cor das paredes também pode alterar a iluminação do espaço, cores mais claras refletem a luz, enquanto as mais escuras a absorvem, fazendo com que cores pastéis, mais próximas do branco, sejam ideais para o aproveitamento da luz que entra no espaço.

Em lugares fechados e de pouca circulação, como o banheiro, é possível instalar sensores de presença, reduzindo drasticamente o tempo de uso e em espaços onde há interruptor manual, é uma forma de evitar contato desnecessário.

  1. Fique de olho nos eletrodomésticos

O selo do Programa de Conservação de Energia Elétrica assinala eletrodomésticos que tenham índice alto de eficiência energética. Equipamentos como ar-condicionado e geladeira podem ser responsáveis pela maior parte da conta de luz, investir em um mais eficiente pode resultar numa redução significativa da conta de luz.

Se houver geladeira, evite abrir constantemente a porta. Quando a porta da geladeira está aberta, o ar frio de dentro vai para fora, fazendo com que a temperatura interna da geladeira aumente e tenha que resfriar novamente, gastando mais energia. 

  1. Garanta o isolamento térmico do espaço

Uma maneira de gastar menos na climatização de um espaço, é fazendo um bom isolamento térmico. Dessa forma você impede que o ambiente troque calor com o meio externo, conservando sua temperatura por mais tempo. Isso significaria gastos menores com o ar-condicionado, que para muitos negócios é um dos vilões da conta de luz.

  1. Instalação de painéis solares

Se popularizando cada vez mais, a geração individual de energia solar é uma grande alternativa para reduzir os custos com a conta de luz. Demanda um investimento inicial elevado, mas a longo prazo é uma alternativa econômica e ecológica, evitando também a falta de luz em momentos de falha da rede.

  1. Fazer uma consultoria de eficiência energética 

Numa consultoria de eficiência energética há uma análise completa e personalizada da sua operação, levando em conta cada particularidade do seu negócio. Uma consultoria pode ser um divisor de águas para como você encara o gasto com eletricidade.

Se interessou? Faça um diagnóstico gratuito conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *