A Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ), através do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA), em parceria com a Universidade de Stuttgart (USTUTT) da Alemanha e o Instituto de Química Verde do SENAI/FIRJAN, promoveu entre os dias 11 e 17 de março, o International Summer School 2020/Workshop “Tratamento avançado de água e efluentes visando a remoção de nutrientes, micropoluentes e microcontaminantes”. 

O evento contou com a participação de professores e profissionais de empresas brasileiras e alemãs que abordaram conceitos da área de gerenciamento de efluentes, temática muito relevante nos dias atuais. Já sabendo sobre a atuação da Âmbar na universidade, o professor da Poli-UFRJ Isaac Volschan, um dos responsáveis pelo evento, confiou a organização do workshop à empresa. 

A equipe do projeto ficou encarregada de organizar a parcela do evento que ocorreu dentro da UFRJ. Para compreender as demandas do workshop, nossos membros entraram em contato com a professora Daniela Neuffer da universidade alemã e a partir disso pensaram em toda a infraestrutura do evento, a divulgação, a parte orçamentária e a realização dos coffee breaks. 

O evento possibilitou um intercâmbio de ideias no panorama Brasil-Alemanha e trouxe conhecimento de países que são referência na área de tratamento de efluentes. Dessa forma, a Âmbar foi capaz de impactar pessoas de variados lugares do estado do Rio de Janeiro que participaram das palestras. 

Infelizmente, o Workshop foi interrompido no dia 12 de março, um dia antes do seu encerramento, e teve que ser cancelado devido as diretrizes de contingência da COVID-19 no âmbito da UFRJ. Com o súbito encerramento do evento, nossa equipe lidou com maestria com os imprevistos surgidos e garantiu a emissão dos certificados dos inscritos. Assim, a Âmbar foi elogiada por sua organização e cumpriu mais uma vez sua principal missão de impactar diretamente a comunidade.

Pessoas Envolvidas

Gerente  do Projeto: Fernanda Fidalgo

Assessor do Projeto: Gabriel Lyrio

Equipe do Projeto: Bernardo Dias, Carlos Eduardo Gomes, Dora Melo, Gabriel Puentes Sarah Carvalho.

Cliente: Isaac Volschan e Daniela Neuffer

Depoimento

“Gostei o trabalho da Âmbar durante o projeto. Achei muito bom ter sempre uma pessoa concreta para falar. Assim me senti sempre bem atendida. Assim achei ótimo como foi feito. Se nós planejarmos mais um evento parecido com o evento que foi feito, gostaria de realizar de novo com a equipe da Âmbar! Foi um trabalho muito profissional! ”

(Relato da cliente Daniela Neuffer, organizadora do evento e professora da Universidade de Stuttgart (USTUTT) da Alemanha).

 

Informações obtidas em:

http://www.drhima.poli.ufrj.br/index.php/br/destaque/noticias/302-international-summer-school-2020-workshop