“A Semana da Engenharia Elétrica da UFRJ é um evento realizado no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, organizado com o apoio do Departamento de Engenharia Elétrica. O evento tem como objetivo promover a capacitação de engenheiros e futuros engenheiros voltada para as novas tendências dos setores de energia, tecnologia e mercado de trabalho a partir de diversas atividades durante a semana.”

Em 2019, era realizada a segunda edição da Senel e, preocupados com a responsabilidade socioambiental do evento e os impactos gerados ao meio ambiente, a comissão organizadora, representada pela aluna Amanda de Assis Vieira, viu no projeto de Neutralização de Carbono a solução para o problema apresentado. Assim, seguindo as diretrizes da ODS 13 que remete ao Combate às Alterações Climáticas, todas as emissões de gases do efeito estufa relacionadas ao evento foram compensadas através do do plantio de mudas.

Nesse projeto a equipe da Âmbar Consultoria Ambiental Jr. fez um estudo de todas as informações do evento e levantou quais atividades eram as principais fontes de emissão de gás carbônico, chegando à seguinte conclusão:

  • Gasto energético pelo uso de lâmpadas, microfones, ar-condicionados, entre outros equipamentos;
  • Resíduos gerados como produtos de gráfica e dos coffee breaks realizados nos 5 dias de evento e divididos em recicláveis, não-recicláveis e úmidos;
  • Combustíveis fósseis gerados pelo transportes usados dos participantes, palestrantes e organizadores do evento.

 Com estes dados em mãos, realizou-se uma série de cálculos para determinar os fatores de conversão em carbono equivalente, para assim ser quantificado o impacto de emissões geradas de cada atividade e contabilizar quantas mudas seriam necessárias para a neutralização total. 

De acordo com os resultados obtidos, foram gerados 29,46 kg CO2 por gastos energéticos, 6,58 kg CO2 por resíduos e 1089 kg CO2 por combustíveis fósseis. Sendo assim, o evento totalizou uma emissão de 1125,04 Kg CO2. De acordo com o levantamento dos dados de conversão, foi estabelecido que 8 mudas nativas do bioma Mata Atlântica deveriam ser plantadas para realizar a compensação total do carbono emitido num período de 20 anos.

Pessoas Envolvidas

Gerente  do Projeto: Álvaro Emanuel

Assessor do Projeto: Bernardo Dias

Equipe do Projeto: Matheus Jeremias e Olívia Andrade

Professor Orientador: Márcio D’Agosto

Cliente: Semana da Engenharia Elétrica

Depoimento

“Só tenho a agradecer ao atendimento do Álvaro. Sempre foi muito solícito em ajudar a adquirimos os dados de nosso evento e entregou o relatório com tudo muito bem feito e rapidamente. Não tenho o que reclamar, só agradecer.”