A Semana da Engenharia Civil  é um evento que ocorre anualmente desde 2005 no Centro de Tecnologia organizado por estudantes do curso de Engenharia Civil da UFRJ. São realizadas no evento palestras, minicursos, competições e oficinas que promovam os conhecimentos desta engenharia para a comunidade acadêmica. A 14ª edição do evento ocorreu entre os dias 19 e 23 de Agosto, com o tema central “A engenharia brasileira está preparada para desafios?”. 

Para promover a sustentabilidade e educação ambiental dos participantes a comissão organizadora do evento realizou a neutralização de carbono do evento, compensando através de árvores o carbono emitido durante as atividades do evento. 

Foi necessário mapear as fontes de emissão, que foram separadas em: energia elétrica (uso de lâmpadas, ar condicionados, projetores, computadores, microfones e outros equipamentos eletrônicos); geração de resíduos sólidos (coffee breaks, copos de plástico e guardanapos e materiais gráficos) e; transporte (queima de combustíveis fósseis em carros e ônibus utilizados para se locomover até o evento).

Com esses dados, foi necessário converter os valores para kg de carbono, conseguindo assim, saber quantas mudas seriam necessárias para compensar as atividades do evento. Segundo os resultados, foram emitidos 417,3 kg no transporte, 25,5 kg para energia e 16,2 para resíduos. Emitindo  459kg de carbono pelo evento inteiro, sendo necessárias 4 árvores para a neutralização total ocorrer em 20 anos. 

A solução para o plantio foi uma parceria com a Rede de Agroecologia da UFRJ, na forma de mutirão, para impactar diretamente a Cidade Universitária, onde o evento foi realizado.

Pessoas Envolvidas:

Gerente do Projeto: Ana Carolina Resende

Assessora do Projeto: Isabelle Carvalho

Assessor Financeiro: Carlos Eduardo Moreira

Equipe do Projeto: Marina Oliveira, Bruno Magno e Desiree Bento