A Semana da Árvore é um evento que ocorre todo ano desde 2012 no Horto Universitário, promovido pela Prefeitura Universitária. O evento é voltado para a Educação Ambiental de toda a população, com ênfase em estudantes de nível fundamental e médio. 

A realização da neutralização de carbono do evento, além de tornar o evento mais sustentável, trouxe uma outra faceta para a Educação Ambiental realizada ao salientar a emissão de gases efeito estufa e suas consequências para as mudanças climáticas.

Neutralização de Carbono consiste em identificar a quantidade de carbono emitido em um evento podendo vir de diversas fontes, como transporte, energia elétrica e descarte de resíduos, e fazer o cálculo de quantas árvores seriam necessárias para compensar essas emissões. 

Para o evento em questão, as emissões em relação ao transporte eram as únicas relevantes. A organização do evento disponibilizou para a Âmbar as informações de onde partiriam os ônibus que trariam os alunos até a Cidade Universitária. Com essas informações, fizemos um cálculo de quanto combustível seria utilizado e realizamos a conversão para quilogramas de CO2 liberados na atmosfera. 

Após esse processo, concluiu-se que foram emitidos 334kg de CO2 nos dois dias de realização do evento, podendo ser neutralizados em 20 anos com 2 mudas. As mudas necessárias foram disponibilizadas pelo próprio Horto Universitário, plantadas no projeto Capim Limão, iniciativa da Biologia da UFRJ parceira da Âmbar.

Durante os dois dias de evento, a Âmbar esteve presente com um estande para promover educação ambiental sobre as emissões de carbono, descarte de resíduos e água, realizando atividades interativas que despertaram curiosidade nos alunos presentes.

Pessoas Envolvidas

Gerente do Projeto: Gabriela Pedroso

Equipe do Projeto: Bernardo Souza, Fernanda Fidalgo, Isabelle Nascimento, Matheus Jeremias e Yuri Azevedo