Com sede no Rio de Janeiro e reconhecido internacionalmente, o CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) é uma instituição independente, multidisciplinar e apartidária que visa promover estudos e debates sobre temas prioritários da política externa brasileira e das relações internacionais em geral. 

Em 12 de novembro de 2019, o O CEBRI em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promoveu a 2ª Conferência Anual CEBRI-BNDES “Cooperação Internacional para um Futuro Inovador”.  O seminário, aberto ao público, foi realizado no Teatro BNDES e contou com a participação de autoridades do governo brasileiro, executivos dos cinco bancos do BRICS, especialistas, empresários e acadêmicos. Além disso, o evento  trouxe assuntos em alta no âmbito das Relações Internacionais, como o futuro dos BRICS, investimentos em infraestrutura e transição energética.

Tendo em vista a preocupação da 2ª Conferência Anual CEBRI-BNDES “Cooperação Internacional para um Futuro Inovador” com o desenvolvimento sustentável, a cliente Giselle que participou da organização do evento ficou interessada no nosso serviço de Neutralização de Carbono e entrou em contato conosco para que a Âmbar pudesse tornar o seminário mais sustentável.

Primeiramente, a equipe do projeto realizou um estudo junto ao cliente buscando levantar as possíveis fontes de emissão de carbono da conferência. Em seguida, tendo como base as estimativas da quantidade de resíduos gerados e as distâncias percorridas pelos participantes e pela organização do evento, foi calculada a quantidade de carbono emitida e o número de mudas necessárias para compensá-la.

Devido ao contexto acarretado pela pandemia de COVID-19, a compra e o plantio de mudas que normalmente ocorrem em um projeto de neutralização não puderam ser realizados. Assim, a neutralização ocorreu através do site o Amigo do Clima, um programa ambiental voluntário o qual podem participar pessoas, empresas e eventos. O programa trabalha com projetos de redução de emissões de gases do efeito estufa desenvolvidos a partir de padrões internacionais.

Dessa forma, foi certificada a compensação de 774,09 kg de CO² gerados, totalizando 6 mudas a serem plantadas. 

Pessoas Envolvidas

Gerente  do Projeto: Ana Carolina Resende

Assessor do Projeto: Gabriel Lyrio

Equipe do Projeto: Ana Clara Brandão, Bernardo Dias,  Gabriel Puentes e Yuri Azevedo.

Professor Orientador: Márcio D’Agosto

Cliente: CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais)

Informações Obtidas em:

https://www.facebook.com/cebrionline/ 

http://www.cebri.org/evento/cooperacao-internacional-para-um-futuro-inovador

http://www.cebri.org/portal/publicacoes/cebri-artigos/relatorio-da-2%C2%AA-conferencia-anual-cebri-bndes-

http://www.cebri.org/portal/sobre-o-cebri/quem-somos