A UFRJ Ambientável, Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental, é um evento organizado pelos alunos de graduação de tal curso e já faz parte do calendário da Escola Politécnica da UFRJ desde 2005. Em sua XIII Edição, com o tema Brasilidade com Ciência: Trilhando Caminhos à Luz dos 17 ODS da ONU, trouxe reflexões acerca da importância do comprometimento de países e demais organizações com as metas de desenvolvimento sustentável, e como suas ações são possíveis de implementação e possuem caráter urgente.

Buscando a responsabilidade socioambiental em todas as esferas do evento, era desejo da Comissão Organizadora um sistema de engajamento ambiental dos envolvidos e de compensação dos impactos ambientais causados pela geração de gases de efeito estufa, o que vai de acordo principalmente com o ODS 13, de Combate às Alterações Climáticas. Dessa maneira, o projeto de Neutralização de Carbono a ser realizado pela Âmbar foi um dos anseios dos clientes. 

O projeto inicialmente realizou uma análise das dinâmicas do evento que ocorreu no Centro de Tecnologia da UFRJ e mapeou as principais fontes potenciais de emissão de gás carbônico, entre elas: 

  • Gasto energético pelo uso de lâmpadas, microfones, ar-condicionados, entre outros equipamentos;
  • Resíduos gerados como produtos de gráfica e dos coffee break realizados nos 4 dias de evento e divididos em recicláveis, não-recicláveis e úmidos;
  • Combustíveis fósseis gerados pelo transportes usados dos participantes, palestrantes e organizadores do evento.

Após o levantamento das principais vertentes de emissão, realizou-se uma série de cálculos para determinar os fatores de conversão em carbono equivalente, para assim ser quantificado o impacto de emissões geradas de cada atividade  e contabilizar quantas mudas seriam necessárias para a neutralização total.  

De acordo com os resultados do projeto, para o total levantado de 625,96 quilos de carbono equivalente, sua neutralização total ocorreria através do plantio de 5 mudas nativas do bioma Mata Atlântica em um horizonte de 20 anos. 

Dessa maneira, foi realizado um levantamento de instituições parceiras que poderiam fornecer as mudas, bem como local para plantio no campus da Ilha do Fundão da UFRJ. Tais informações foram compiladas e entregues à Comissão Organizadora da UFRJ Ambientável para que pudessem fazer a melhor escolha diante de seu aporte financeiro e logístico. O fortalecimento entre iniciativas dentro da Universidade é sempre engrandecedor.  Para conhecer mais sobre a atuação da Ambientável clique aqui.

Pessoas Envolvidas

Gerente  do Projeto: Marina Oliveira

Assessor do Projeto: Daniella Licurgo

Equipe do Projeto: Amanda Fritz, Matheus Jeremias e Gabriel Titara

Professor Orientador: Márcio D’Agosto

Cliente: XIII UFRJ Ambientável