A Laborlife é uma clínica de análises de exames laboratoriais animais situada no bairro Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Sua proprietária Priscila possui uma preocupação ambiental que vai além de apenas garantir que todos os processos do seu estabelecimento estejam de acordo com as normas vigentes. Em nossa primeira reunião com a cliente, ficamos impressionados com sua dedicação e cuidado com o meio ambiente, e lhe propusemos um projeto de GRS que elevaria ainda mais a sustentabilidade da clínica.

A clínica Laborlife, devido a natureza de suas atividades, possuía uma considerável geração de resíduos como folhas de papel e papelão. Todo mês, alguns arquivos de antigos exames impressos tinham que ser jogados fora, receava mandá-lo diretamente para a reciclagem uma vez que estavam em perfeito estado e possuíam um dos versos em branco. Ao mesmo tempo, a Priscila tinha dificuldade em reutilizar esse enorme volume de papel, pois na clínica não havia demanda por papéis de rascunho. Além disso, havia em um depósito uma série de aparelhos eletrônicos e equipamentos laboratoriais desativados e em desuso, que ocupavam espaço na clínica e incomodavam a cliente.

Diante desse cenário, a equipe do projeto se empenhou em buscar soluções criativas que impactassem positivamente não apenas a Laborlife, mas também a comunidade. Elaboramos para a clínica uma rotina de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, que garantiu uma destinação correta e fácil para o papelão e equipamentos eletrônicos. Quanto às folhas de papel em perfeito estado, intermediamos uma parceria entre a Laborlife e a Creche-Escola Criançartes, que necessitava de papéis de rascunho para as atividades das crianças. Assim, pudemos ressignificar aquele papel, revertendo seu status de resíduo novamente em matéria prima! O ciclo do projeto foi fechado com uma aula de Educação Ambiental na Criançartes, abordada também em nosso portfólio.

Pessoas Envolvidas

Gerente  do Projeto: Matheus Jeremias

Assessor do Projeto: Alvaro Emanuel

Equipe do Projeto: Olívia Andrade e Samara Nogueira

Cliente: Laborlife Análises Clínicas