A cliente Sandra é síndica do condomínio M. Rozen, localizado no bairro Botafogo no Rio de Janeiro. O prédio apresenta mais de 100 moradores e já tinha uma preocupação com o destino de seus resíduos, separando-os em lixeiras específicas.
Apesar da existência desse sistema de separação de resíduos, muitos condôminos não realizavam a segregação de seu lixo de forma correta, o que acabava sobrecarregando o porteiro do prédio. Além disso, a cliente relatou que a empresa responsável pela coleta acabava misturando os materiais. Nesse contexto, a Âmbar foi contratada para buscar formas de corrigir e otimizar o sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos já presente no condomínio.
Nossa equipe visitou o condomínio e observou os resíduos que eram produzidos e descartados. Também foi feita uma análise completa junto aos funcionários envolvidos na gestão interna do condomínio para ter um panorama do sistema de gerenciamento já existente.
A partir dos dados coletados, foi elaborado um Manual de Gerenciamento de Resíduos Sólidos detalhando como o acondicionamento e o descarte dos resíduos gerados pelo M. Rozen deveriam ser feitos para promover sua destinação ambientalmente correta.
Como solução para os problemas enfrentados pelo M Rozen, a Âmbar também indiciou uma série de ações alternativas passíveis de serem realizadas paralelamente ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Um exemplo disso é a campanha de coleta de tampinhas em parceria com a Rio Eco Pets iniciada no prédio, o valor obtido pela venda das tampas plásticas coletadas são revertidos para castração de animais.
Para encerrar o projeto, nossa equipe foi até M. Rozen e fez um evento para seus moradores com o objetivo de apresentar o projeto e falar sobre a importância de ter uma coleta seletiva. Foi realizado um café da manhã coletivo proporcionado pela síndica e houve uma grande troca de aprendizados entre todos os participantes. A conscientização dos moradores foi uma parte fundamental do projeto, afinal, um Gerenciamento de Resíduos apenas cumpre sua função se todos os agentes envolvidos se engajarem e se comprometerem a fazer sua parte de forma correta.
Pessoas Envolvidas
Gerente do Projeto: Desirée Pace
Assessor do Projeto: Alvaro Emanuel
Equipe do Projeto: Dora Melo e Matheus Jeremias
Professor Orientador: Renan Finamori Gomes da Silva
Cliente: Sandra Suely Queiroz de Araujo
Depoimento
“A Equipe de Consultores colaborou na orientação da separação dos resíduos para a COLETA SELETIVA e correto descarte do lixo comum, cuidados a serem tomados pelo Empregado do Condomínio que trabalha diretamente com no recolhimento do lixo.
A orientação da Âmbar foi fundamental para a nossa segurança, fazíamos a separação sem nenhuma orientação isso gerava insegurança e até pouca participação dos moradores, sendo uma Consultoria ligada à Universidade, nos deu mais confiança para implementarmos todas as orientações e buscar maior participação dos moradores.
Acho fundamental a iniciativas oriundas das universidades públicas, que nos dá um retorno no investimento feito pela sociedade, e nos proporciona o convívio com jovens criativos, com conhecimento dispostos a compartilhar colaborando para uma qualidade de vida melhor.
Para mim, como Síndica, foi uma experiência maravilhosa, trabalhar com jovens e sentir, de perto, o interesse em colaborar.
Fundamental a interação escola X sociedade ”
(Depoimento de Sandra Suely Queiroz de Araujo, síndica do Condomínio M. Rozen)