A Criançartes é uma escola de Educação Infantil que recebe crianças do Berçário até o 1º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo estimular o conhecimento das crianças elevando sua compreensão empírica dos fatos e do mundo. A instituição possui uma notável preocupação com o meio ambiente, e busca sempre promover ações em prol da sustentabilidade. 

A ideia de fazer uma aula de Educação Ambiental na Escola Criançartes foi fruto de uma parceria que intermediamos entre esta e a Laborlife Análises Clínicas, empresa para a qual prestamos o serviço de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Ambas as instituições situam-se no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e essa proximidade geográfica foi a razão pela qual a Âmbar idealizou essa colaboração. 

Quando batemos à porta da Criançartes para perguntar se eles teriam interesse em receber doações de folhas de papel, não imaginávamos o entusiasmo e alegria da diretora pedagógica Claudia Bisinella ao aceitar a proposta! Enquanto a Laborlife gerava um enorme volume mensal de folhas de papel próprias para rascunho, a Criançartes possuía uma alta demanda por papéis para realizar atividades com as crianças. Assim, a Escola Criançarte passou a atua como parceira da Laborlife, recolhendo os papéis que tiveram apenas um dos lados com uso, e direcionando-os ao reaproveitamento nas atividades da instituição de ensino, tanto administrativas como nas educativas.

Foi nesse contexto que a Âmbar se propôs a dar às crianças da escola uma aula de Educação Ambiental, para crianças da faixa etária de 6 anos, abordando o conceito dos 3Rs da sustentabilidade. Nosso intuito era explicar a importância do motivo pelo qual elas agora usariam um papel cujo verso já foi usado. Por isso pautamos nossa aula nos conceitos de Reduzir, Reciclar e Reutilizar, através de uma apresentação criativa e dinâmicas utilizando os papéis doados pela Laborlife. Ao final, nossa equipe se emocionou ao receber de presente um livro de desenhos feitos pelas próprias crianças, reutilizando o verso em branco dos papéis: “Para os amigos da UFRJ”. 

Esse é um projeto pelo qual temos muito carinho, pois ao promovermos essa ponte entre ambas as instituições, fechamos um ciclo e acrescentamos um novo R à sustentabilidade: Ressignificar. 

Pessoas Envolvidas

Gerente  do Projeto: Matheus Jeremias

Equipe do Projeto: Desirée Pace, Dora Melo e Olívia Andrade

Cliente: Criançartes