O Solar Bezerra de Menezes é uma Casa de Assistência Social à Criança e Apoio ao Grupo Familiar sem fins lucrativos. Localizado no bairro de  São Cristóvão, na Zona Norte do Município do Rio de Janeiro, desde 1920 atua na proteção integral, garantia de direitos sociais e no desenvolvimento potencial do ser humano.

A responsabilidade ambiental é um dos compromissos do Solar, desde atividades artesanais com reaproveitamento de materiais até a vontade de desenvolvimento de novos projetos, entre eles: o  Estudo de Viabilidade de Captação de Água da Chuva, solicitado para a Âmbar Consultoria Ambiental Jr. pelo Sr. Ilcio Bianchi, responsável pelo contato. Soma-se a isso, o anseio por minimizar os custos de manutenção do empreendimento de forma sustentável, visto que a instituição atende em sua capacidade máxima 100 crianças além de profissionais adultos que trabalham no local.

Inicialmente a equipe do projeto realizou uma visita à Casa de Assistência Social a fim de conhecer melhor a estrutura local, seja o tamanho do telhado e seu sistema de calhas e condutores verticais. Assim, além das características do empreendimento, com levantamento de demais dados, como pluviométricos, foi realizada a Análise da Oferta e Demanda local.

Com inspeção efetuada, pode-se analisar os Parâmetros de Projeto Pertinentes, otimizando assim o aproveitamento hídrico e espaço disponível para o projeto, com todo o processo sendo orientado por um professor da UFRJ. Por fim, a realização do Custo Orçamentário da Obra, buscando assim alinhar a otimização técnica e  financeira do projeto. 

Aumentando o engajamento ambiental do empreendimento, relatórios acerca da análise oferta e demanda, orçamento da obra e comparativo de custo-benefício foram entregues, demonstrando potencial de captação do local, o que viabiliza a instalação de um sistema de aproveitamento de água da chuva para fins de descarga em bacias sanitárias e lavagem do pátio. 

O melhor arranjo de captação garantiria o abastecimento de 99% da demanda anual, entretanto pelo elevado investimento necessário, a Âmbar Consultoria dimensionou o custo de demanda para 30 crianças e profissionais adultos, resultado em um área menor do telhado a ser utilizada e um reservatório que supre 100% da demanda anual do Solar para esse arranjo.

Além do projeto visar o impacto positivo no meio, a relação entre o cliente e a Âmbar gerou uma troca construtiva e amigável. E esse impacto social positivo, um dos pilares do Solar Bezerra de Menezes, sem dúvidas somam no legado da nossa Empresa Júnior. Se você se interessou pelo projeto e deseja ajudar a instituição a alavancar o Solar do Futuro, acesse aqui.

Pessoas Envolvidas

Gerente  do Projeto: Gabriel Puentes

Assessor do Projeto: Bruno Magno

Equipe do Projeto: Manoela Menna Barreto e Olívia Andrade

Professor Orientador: Jorge Henrique Prodanoff

Cliente: Sr. Ilcio Bianchi