O Condomínio Sorocaba 35 é localizado em Botafogo, na Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro, consiste em um prédio com quatro andares. Os condôminos apresentavam a demanda de reduzir os custos da conta de água da CEDAE, sendo a captação de água da chuva uma potencial solução. Neste cenário, iniciamos um estudo para avaliar a viabilidade da instalação de um sistema de captação de água da chuva.

Em um primeiro momento, a equipe calculou o potencial de captação de água anual, relacionando a área disponível para captação com o índice pluviométrico da região. Do resultado obtido, foi subtraído 10% do valor em função do descarte inicial em função de poluenda, a equipe fez um cálculo identificando as demandas de água do prédio, que consistiam em máquinas de lavar e  bacias sanitárias, usando a estimativa de 16 ciclos mensais nas máquinas e 5 descargas diárias nas bacias.

A relação entre os dois dados mostrou que para aquele local, seria inviável fornecer água para os dois usos, sendo mais proveitoso utilizar somente para as máquinas de lavar, em função do menor desperdício e maior custo benefício.

Após esse processo, foram realizados os cálculos para se certificar que a estrutura existente comportaria o peso adicional do reservatório sem sofrer danos.

Pessoas Envolvidas

Equipe 1:

Gerente do Projeto: Nicolas Brito

Equipe do Projeto: Daniela Licurgo e Iann Monteiro 

Equipe 2:

Gerente do Projeto: Julia Melo 

Assessor de Projetos: Álvaro Emanuel

Equipe do Projeto: Wellington Abreu, Rodrigo Hoerner, Beatriz Malvar, Pedro Mendes