Novo iphone 12 e o meio ambiente:

O novo e tão esperado Iphone 12 chegou trazendo muitas novidades e com maior preocupação em relação ao meio ambiente. A Apple planeja que até o ano de 2030, seus produtos sejam feitos inteiramente com energia limpa e pretendem repensar seu modelo de produção, usando materiais e processos com baixa emissão de carbono para a produção de seus aparelhos. E essas medidas já começaram a ser adotadas na produção e planejamento do novo Iphone 12. 

Um de seus passos rumo a uma produção mais sustentável, foi à adoção da tecnologia do chip A14 Bionic que reduz em 30% o consumo de bateria e o acabamento traseiro dos seus aparelhos que foram escolhidos com base em pesquisas feitas pela empresa, com a finalidade de dar prioridade para materiais recicláveis e renováveis. Sendo assim, os modelos mais simples possuem acabamento traseiro com material metálico, os modelos Iphone 12 e Iphone 12 mini com acabamento em alumínio e os modelos Pro utilizariam material de aço inoxidável.

E a grande novidade, que chocou muito de seus consumidores, foi a retirada dos acessórios como fones de ouvido e carregador, reduzindo o tamanho da embalagem para comportar apenas o aparelho e um cabo lightning para USB-C. Segundo Lisa Jackson, vice-presidente de Meio Ambiente, Política e Iniciativas Sociais, o fim do carregador na caixa visa amenizar o impacto ambiental da produção dos aparelhos da empresa. Segundo ainda um relatório ambiental produzido pela Apple, disponível para consulta no site da Apple, a empresa afirma que todo o ciclo do Iphone 12, incluindo a produção, empacotamento, envio, uso e reciclagem gerará emissões de 70kg de carbono, um benefício de 2,85% menos emissão de CO2 em comparação com seu último lançamento o Iphone 11.

Porém, a empresa está sendo muito otimista em pensar que todos os seus compradores terão à disposição um carregador com conexão USB-C, que permita o uso do único acessório o cabo lightning para USB-C, já que apenas a linha Iphone 11 oferece um carregador com conexão USB-C, enquanto todos os outros modelos ainda mantêm a entrada USB-A. O que seria um grande problema e terminaria obrigando a maioria dos seus consumidores, a adquirir um carregador e possivelmente um fone à parte, o que nos leva a outra discussão, pois a Apple “coincidentemente” já oferece para venda na forma do novo adaptador de 20W que permitiria o uso do cabo lightning USB-C e manteria seus consumidores dentro do seu domínio e estimularia o consumismo, pois seria mais um item a ser adquirido ao invés de ser simplesmente oferecido conjuntamente. 

Além disso, mesmo com o alto consumo de energia, a empresa preferiu adotar a tela de 120 Hz, o que seria útil para aprimorar a experiência com games que são os aplicativos que rendem milhões no iOS e que é um dos principais serviços da empresa oferecido no Apple Arcade, que traz um catálogo de jogos premium por uma mensalidade fixa.

Fontes:
https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/08/31/iphone-12-tudo-o-que-esperar-do-novo-lancamento-da-apple.htm

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/08/31/iphone-12-tudo-o-que-esperar-do-novo-lancamento-da-apple.htm

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/08/31/iphone-12-tudo-o-que-esperar-do-novo-lancamento-da-apple.htm

https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n165049/iphone-12-o-que-muda-com-ausencia-do-carregador.html#:~:text=Conforme%20explicou%20Lisa%20Jackson%2C%20vice,carb%C3%B4nico%20(CO2)%20na%20atmosfera

https://www.apple.com/br/environment/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *