Dia da Sobrecarga da Terra

Temos só uma Terra! ♻🌍

De acordo com a Global Footprint Network, hoje, dia 01 de agosto, esgotamos todos os recursos naturais para o ano de 2018. Essa data é conhecida como o Dia da Sobrecarga da Terra: o momento em que a demanda anual da humanidade em relação à natureza ultrapassa a capacidade de renovação dos ecossistemas terrestres naquele ano. Assim o que for explorado do planeta, a partir de hoje até o fim de 2018, será mais do que a própria Terra consegue recuperar em um ano.

A Global Footprint Network calcula o Dia da Sobrecarga da Terra todos os anos fazendo o cálculo de Pegada Ecológica, que inclui todas as diferentes demandas sobre a natureza, como a de alimentos, madeira e fibras (algodão), absorção de emissões de carbono da queima de combustíveis fósseis, além de construções, estradas e demais infraestruturas.

Pode ser que você não perceba, mas o efeitos de excesso de consumo do planeta ocorrem pelo mundo todo, com desmatamento, crise na pesca, escassez de água doce, poluição, erosão do solo, perda de biodiversidade e acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera, que se intensificam a cada ano. Caminhando cada vez mais para inviabilizar a vida futura no planeta.

A Global Footprint Network está convidando pessoas a participar do Dia da Sobrecarga da Terra, determinando seu próprio Dia Pessoal de Sobrecarga e sua Pegada Ecológica e fazendo um “Passo para #MudarAData“.

Hoje não é um dia de comemoração mas de alerta para que possamos iniciar mudanças cada vez maiores e mais conscientes no nosso modo de consumo.