Cataki : “Aplicativo para encontrar o catador de recicláveis mais próximo de você”

O Cataki é um aplicativo gratuito criado em 2017 pelo coletivo envolvido no Pimp my carroça, disponível para android e IOS, que tem o objetivo de conectar os catadores independentes com cidadãos e empresas que querem descartar materiais recicláveis.

Os catadores se cadastram em um banco de dados e assim são chamados, de acordo com a sua localização, por pessoas que querem descartar corretamente móveis, eletrônicos, vidro papeis entre outros materiais que possam ser reciclados. Além disso, é uma rede colaborativa entre os próprios catadores, na qual eles podem, por exemplo, compartilhar um local de coleta para outro catador que se encontra mais perto, ou trocar informações sobre a precificação dos resíduos em cada localidade, por exemplo.

Em fevereiro de 2018, o aplicativo brasileiro Cataki recebeu o prêmio da Netexplo, evento na sede da Unesco em Paris, de uma das maiores invenções tecnológicas do mundo. Esse projeto propõe uma novidade muito construtiva para o meio ambiente e a sociedade, aumentando a reciclagem e a renda dos catadores. O grupo dos trabalhadores catadores, se encontra marginalizado no Brasil e passa por muitas dificuldades principalmente na infraestrutura e comunicação para encontrar trabalhos. Nesse sentido, o aplicativo Cataki possibilita pessoas e empresas a descartarem seus resíduos recicláveis de uma forma ambientalmente correta e aumenta a quantidade de possibilidades de trabalho e integração da classe dos catadores e, portanto, a sua renda.

De acordo com dados do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, apesar de 30% de todo o lixo produzido no Brasil ter potencial de reciclagem, apenas 3% de fato é reaproveitado. A maior parte dos resíduos recicláveis ainda vão parar em aterros, ou até mesmo lixões, causando um grande impacto no meio ambiente e um desperdício econômico. Esses números mostram que a reciclagem ainda precisa crescer muito em nosso país, já que a maioria da população ainda não tem o hábito de separar e descartar o lixo apropriadamente.

Dessa forma, apesar de o Brasil ainda ter o desafio de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e da coleta seletiva, é de grande importância a divulgação e participação de iniciativas como essa que contribui para um melhor relacionamento social e o desenvolvimento sustentável.

Se quiser saber mais sobre o projeto acesse o site do aplicativo http://www.cataki.org/#/

One response to “Cataki : “Aplicativo para encontrar o catador de recicláveis mais próximo de você””

  1. Bem legal, eu não sabia disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *